terça-feira, abril 27, 2010

Pirâmide do Saber : 33 anos de História



O início desta História deu-se aos Vinte e Nove Dias do Mês de Novembro do Ano de Mil, Novecentos e Setenta e Seis da E.´.V.´., presentes à Avenida Brigadeiro Lima e Silva nº 2.036 salas 205 e 206, aonde outrora se situava o Jornal PANORAMA, que gentilmente cedeu o Salão, com a finalidade de realizar-se a Primeira Reunião Administrativa, de Fundação da Augusta e Respeitável Loja Simbólica, Pirâmide do Saber, Sapientíssima Idéia do Saudoso Ir.´. Edison Borges, que vivera entre nós até o ano de 2004 da E.`.V.`.
Voltemos então, a data inicial de quando se fundara a loja, na data estabelecida, Reuniram-se os IIr.´. (anexo um). Por sugestão do ir.`. Jaime Rotband assumi a presidência o Ir.`. Joel Polycarpo, que esclareceu aos presentes que o motivo desta reunião, seria a fundação de uma loja Maçônica Independente no Oriente de Duque de Caxias, dando posse neste mesmo dia a diretoria interina, já citada. Sendo nessa mesma sessão dado distintivamente o nome de A.`. R.`. L.`. S.`. Pirâmide do Saber, o que ocorrera perante votação, dos IIr.`. Presentes já citados, bem como dos IIr.´. dos quadros das AA.`. RR .`. LL.`. SS.`. Romã e Estrela do Oriente, que participavam dessa sessão. Tendo também como ato conseqüente a formulação do pedido de funcionamento provisório da Loja, pedido este dirigido ao Pod.`. Ir .`. Joacir Perdigão Pereira Gr.`. Sec.`. de Adm do GOIRJ, nesta mesma data, que nessa época tinha como sede à Rua Sacadura Cabral, 81 ,4° andar Rio de Janeiro – RJ, dia em que acontece o nascimento da loja.
Como breve esclarecimento, citamos que na verdade esta augusta oficina nasceu aos Vinte e Nove Dias do Mês de Novembro de Mil Novecentos e Setenta e Seis, tendo seu registro Sessão Magna de Instalação aos Vinte Dias do Mês de Junho de Mil Novecentos e Setenta e Sete da E.´. V.`., tendo, ainda como templo para este Ato, a sede do GOIRJ, já citada, quando a Comissão de Instalação designada pelo Soberano Grão Mestre Ir.`. Paulo Rodarte Faria Machado, composta pelos IIr.`. Joacir Perdigão Pereira, Presidente, 1° Vig.`.Luiz Alves Barbosa, ambos da A.`.R.`.L.`.S.´. Luz da Razão, e como 2°Vig o Ir.´. Jacksom dos Santos da A.`.R.`.L.`.S.`. Independência ou Morte e Sec.`. o Ir.`. Lair Moreira.

Estes dados foram colhidos de uma vasta documentação, e embora alguma tenha se perdido com o passar do tempo, também conseguimos apurar que ao Terceiro Dia do Mês de Maio de Mil Novecentos e Oitenta e Três a A.`.R.`.L.`.S.`. Pirâmide do Saber N° 5, já com sua sede transferida para a Av Pres. Kennedy, 1673, sala 201 , nesta cidade, foi nomeada pelo então prefeito Hydekel Menezes de Freitas Lima, Órgão de Utilidade Publica, apoiado pela Lei Municipal de Nº 480.

Apuramos também que a loja adquiriu através de compra a área onde hoje se situa, naquela época sob o malhete de seu então presidente Edison Borges, do então Comp.`. M.`. Alberto Nogueira Borges filiado ao GOB, pelo valor de Cr$ 250.000,00, pagamento efetuado a pronto, Ato ao qual se deu o registro, no cartório do 1° Oficio sob o número 19054, que a posteriori viria a se transformar no templo que até hoje é utilizado para suas sessões sito à Rua Miguel Couto, Nº 78 – Covanca – Duque de Caxias – RJ. CEP: 25025-500.
Também contribuíram de forma ímpar para o seu desenvolvimento os VV.`. MM.`. que passamos agora a descrever com as seus respectivos prazos de mandatos tais como:

1976-1978 - JOEL POLYCARPO DE SOUZA.
1978-1982 - PEDRO BIANCO. (DOIS MANDATOS) TAMBÉM G.´.M.´.
1982-1984 - EDISON BORGES.
1984-1986 - LEÃO CARLOS DA SILVA.
1986-1988 - EDISON BORGES.
1988-1990 - ANTONIO MOREIRA SOBRINHO. TAMBÉM G.´.M.´.
1990-1992 - VAGON GOMES.
1992-1994 - CÉLIO SERVULO.
1994-1994 - JOSÉ CARLOS MORAIS.
1994-1996 - ORLANDO SOARES MARQUES.
1996-1998 - BASILIO ELIAS RIBEIRO MANSO.
1998-2000 - JOSÉ DA COSTA ARAÚJO.
2000-2002 - LUIS SANTOS WADINGTON.
2002-2006 - EDSON DA SILVA CARNEIRO.
2006-2008 - GILSON CARNAÚBA.
2008-2010 - SERGIO ANTONIO DA SILVA

Bibliografia: Arquivos da loja
Relatos do Ir.´. Luis Wadinton
Ata de fundação

Realização: Sérgio Antonio da Silva (por idealização e proposta)
Luis Carlos Ramos Correia M.´.M.´. e atual Séc.´. Ad hoc e
Diogo Lima Natal Comp.´.M.´.

10 comentários:

  1. Não poderia deixar de comentar ! aos tios , que fizeram desta uma grande loja , com seus sublimes 33 anos de glória e realizações , muitas alegrias ! e muito trabalho , pois somente assim alcançamos o sucesso... meu parabéns ! em nome de todo o bethel ;
    Amélia Baldiotte , HR do bethel #14 aurora milenar

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo belíssimo trabalho dos meus queridos tios!

    mil bjs da sobrinha Etel
    Bethel #13 Santa Cruz

    ResponderExcluir
  3. ALEXANDER DE ALMEIDA5 de maio de 2010 às 08:31

    Bem vamos lá, eu tenho muita HONRA de ser iniciado na PIRÂMIDE DO SABER 5, depois que eu fui iniciado, estão acontecendo várias mudanças para melhor,parabens pelo grande trabalho de todos meus IIR.: T.:F.:A.:
    ALEXANDER DE ALMEIDA.: M.:M.:

    ResponderExcluir
  4. Ser esposa de Maçom envolve permissão para entrar,apoio ao iniciar e amor para continuar; mas acima de tudo,se permitir,se apoiar e se amar para na história da Mçonaria encontrar o seu lugar.
    PARABÉNS ao meu marido, cunhados, cunhadas, sobrinhos,sobrinhas que buscam nesta ordem a essência da plenitude...

    Jaqueline

    ResponderExcluir
  5. Walnir Lima Almeida6 de maio de 2010 às 10:43

    Aos irmãos da Loja Piramide do Saber
    Muito me orgulha ser Membro Honorário dessa Oficina, e poder testemunhar o progresso que alcançou.
    Os Irmãos estão de parabens por terem superado a inércia e colocado a Loja dentre as mais dinâmica no cenário maçônico do Oriente do Rio de janeiro.
    Não citarei nomes em particular, pois todos os obreiros souberam cumprir as suas missões.
    A Fanília Pirãmide do Saber é um exemplo a ser seguido.
    O rumo a seguir já foi revelado. Continuem nesse caminho, pois assim a Maçonaria será cada vez mais fortalecida.
    Walnir Lima Almeida
    Membro Honorário (orgulhosamente).

    ResponderExcluir
  6. Estou muito feliz em estar presente na foto com os IIr.´.,tem até a minha foto recebendo o diploma das mãos do nosso G.´.M.´., e eu nem sabia que o seria.
    Estarei em plena felicidade quando o meu pensar, falar e agir estiverem em plena harmonia. Na Pirâmide do Saber estou encontrando esse caminho.
    Parabens ao nosso V.´.M.´. Sergio Antonio e a todos os IIr.´. da Pirâmide.

    TFA

    Rezende
    Ap.´.M.´.

    ResponderExcluir
  7. Parando para analizar nos do bethel #9 somos privilegiada e temos muita sorte, pois podemos contar com a Loja piramide do saber e principalmente com o tio Sergio e Tia Jaque,pela força que eles tem nos dado e de estarem sempre conosco, eles sao sim tios pra todas as horas, e sei q isso acontece com os nossos primos demolays e outros betheis tbm, mais uma vez pedimos ao nosso pai celestial que esteja sempre ao lado deles, iluminando e os dando forças para que continuem essa maravilhosa jornada.Beijos Patricia Arguelles e Angelica Thomazini em nome de todas Filha de Jó e Demolays.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns a todos os tios que são ou ja foram dessa loja,as tias que participam,principalmente a tia Jaqueline que cuida da parte festiva da loja. E,parabéns a loja que está fazendo 33 anos. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Quero manifestar a minha felicidade em,no dia 22/11/2010, ter sido Exaltado por essa Loja.
    Nunca imaginei que a sessão seria tão linda e emocionante. Fico muito feliz em fazer parte do quadro da Pirâmide do Saber Nº5.
    Aproveito para desejar aos Irmãos, cunhadas e sobrinhos, um FELIZ NATAL e que o ano de 2011 seja repleto de alegrias e realizações.

    ResponderExcluir
  10. meu nome José Raimundo Martins da Silva, mestre adormecido ,fiz parte dessa história, na construção da loja , hoje ainda de Pé a muito adormecido, não fui citado ,gostaria de saber como reiniciar e voltar as sessões.

    ResponderExcluir